Criar uma Loja Virtual Grátis
artigos

ESTAMOS COM NOVO TELEFONE NO SEMINÁRIO MENOR DIOCESANO SANTO CURA D’ARS – ARARAQUARA: Graça e paz ao nosso querido Bispo, todos os nossos amigos, sacerdotes, benfeitores, a todos os funcionários da Mitra. Queremos comunicar que nosso telefone depois de um problema com a Net há dias que ficamos sem comunicação voltou a funcionar e agora estamos com novo número: 016. 3357.7218.

Comunicar-se não é simplesmente falar-ouvir-falar. É mais do que isso. Comunicando-se, você transmite idéias, faz solicitações, cria realidades, inventa possibilidades e, principalmente, é capaz de coordenar ações no sentido de que o todo possa ser maior que a soma das partes. Como toda ferramenta poderosa, a comunicação eficaz ocorre por meio do uso de técnicas específicas.

Temos hoje uma gama de formas para uma boa comunicação e precisamos saber utilizá-las. A comunicação é uma arte, mas não é como as pessoas costumam dizer: “Fulano tem o dom da comunicação.” Ela é uma arte porque constitui uma ferramenta com a qual o ser humano pode manifestar idéias, sensações e sentimentos com vista a um resultado. E também porque, para essa manifestação, podemos dispor de técnicas específicas, passíveis de aperfeiçoamento.

É evidente que existem pessoas mais comunicativas do que outras, mas isso não determina um dom especial para uma comunicação efetiva. É, sim, decorrência de fatores como introversão e extroversão, que nada têm a ver com a comunicação em si. Uma pessoa introvertida pode, perfeitamente, comunicar-se bem em um meio onde se sinta à vontade, e uma extrovertida, não necessariamente, será capaz de fazê-lo, apesar de sentir-se sempre à vontade.

Como eu disse, comunicação não se resume a falar-ouvir-falar. Vai muito, além disso. Profissionalmente, a comunicação eficaz constitui uma das ferramentas mais poderosas de que você dispõe. Basta aprender a usá-la! Ao pé da letra Comunicação é o processo de transmitir e receber mensagens por intermédio da linguagem, falada ou escrita, ou de outros sinais e símbolos, que podem ser visuais ou sonoros. Comunicação é a capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar e de conversar com vista ao bom entendimento entre pessoas.

Mas a comunicação, que visa prioritariamente ao entendimento e que pode gerar uma ação comum, também pode ser utilizada para manipular pessoas. Quando isso acontece, ela é capaz de destruir indivíduos, organizações e nações, em um efeito semelhante ao da falta de comunicação, que tem o poder de desagregar valores.

Sempre que alguém está-se comunicando efetivamente, está criando do nada uma realidade antes inexistente. A comunicação, com o uso da linguagem, permite-nos inventar possibilidades. Para saber viver profissionalmente, considere todas as formas de comunicação, mas concentre-se principalmente na linguagem verbal e na não-verbal. É esse tipo de comunicação que predomina no relacionamento humano.

É no processo de comunicação entre as pessoas que podemos observar a ocorrência de relacionamentos interativos ou manipulativos. Enquanto os relacionamentos interativos são altamente produtivos, os manipulativos são altamente destrutivos. Quando um dos interlocutores se considera uma pessoa e vê o outro como objeto, ou vice-versa, acontece a manipulação. E quando ambos os interlocutores se vêem e vêem o outro como pessoas, acontece a interação.

Mesmo quando uma comunicação se inicia de forma interativa, ela tanto pode manter-se assim, como pode deteriorar-se para a manipulação. E uma relação interativa se torna manipulativa quando o coração quer uma coisa e a razão quer outra. Saibamos valorizar nossa comunicação e os meios hoje tão eficientes que temos como internet e etc... Mas não esqueçamos que uma boa comunicação se faz com respeito e com critérios evangélicos.

Meu abraço fraterno espero me comunicar com todos em Cristo Jesus. No amor de Cristo que nos uniu.

Pe.Emílio Carlos Mancini

gabriel vocacionado

Rating: 2.8/5 (36 votos)

olá visitantes do meu novo site !!!

eu sou o vocacionado da diocese de são carlos -sp

sou eu quem mando os e-mail

vcs podem mandar o seu e-mail

que um da equipe  vai responder seu e-mail ..ok