Criar uma Loja Virtual Grátis
Normas e Diretrizes

Batismo

A IGREJA CONSIDERA VÁLIDO O BATISMO DAS SEGUINTES IGREJAS:

Ortodoxa

Anglicana ou Episcopal

Luterana

Metodista

Na prática pastoral:

Havendo garantias de que foram batizadas (certidão ou testemunha qualificada), não se rebatizam pessoas dessas igrejas que desejam ser católicas.

Quando um membro dessas igrejas deseja casar-se com um católico, deve se pedir simplesmente autorização de Mista Religião.

A IGREJA CATÓLICA CONSIDERA DUVIDOSAMENTE VÁLIDO O BATISMO DAS SEGUINTES IGREJAS:

Presbiterianas

Batistas

Congregacionalistas

Pentecostais em geral

Adventistas

Na prática pastoral:

É bom questionar as pessoas que foram batizadas nessas igrejas: Como foi feito o batismo? Qual é a crença daquela igreja a respeito do batismo?

Se a dúvida persistir e a pessoa deseja ser católica, deve-se batizar condicionalmente.

Quando um membro dessas igrejas deseja casar-se com um católico, providenciem-se autorização de Mista Religião e por cautela, dispensa de impedimento de Disparidade de Culto.

A IGREJA CATÓLICA CONSIDERA INVÁLIDO O BATISMO DAS SEGUINTES IGREJAS E SEITAS:

Mórmons (há dúvida sobre a crença trinitária)

Testemunhas de Jeová (a forma é separada da matéria; não tem crença trinitária)

Igreja Brasileira (falta de intenção)

Espíritas, Religiões Afro-Brasileiras (falta de intenção e várias razões)

Exército da Salvação

Maçonaria (falta de intenção e várias razões)

Na prática pastoral:

Pessoas dessas igrejas e seitas que desejam ser católicas tem que ser batizadas.

Pessoas dessas igrejas e seitas que desejam casar-se com católico necessitam da dispensa de Disparidade de Culto. Quanto à Igreja Brasileira cada caso deve ser estudado.

Pessoas batizadas na Igreja Católica que se tornam membros de outra religião, querendo voltar, exige-se a Profissão de Fé. Não se trata de pessoas que apenas frequentam esporadicamente; estes casos se resolvem em âmbito da Confissão.

Pessoa batizadas na Igreja Católica que se tornaram membros de outra religião, desejando se casar com Católico, deve se providenciar as devida autorização

att:gabriel vocacionado

Rating: 2.8/5 (36 votos)

olá visitantes do meu novo site !!!

eu sou o vocacionado da diocese de são carlos -sp

sou eu quem mando os e-mail

vcs podem mandar o seu e-mail

que um da equipe  vai responder seu e-mail ..ok