PALAVRA DO NOSSO BISPO

De fato, o mundo só melhora com a mudança de nós mesmos. Precisamos mudar os critérios de relacionamento com Deus, conosco mesmos, com os outros e com as coisas. Descendo a escada nós podemos novamente galgá-la. Deus, o homem, os outros e as coisas. As coisas, os outros, o homem e Deus.

Como respeitar a criatura se não respeitamos o Criador? Como respeitar o Criador se não respeitamos a criatura? O homem só será capaz de respeitar as criaturas na medida em que tiver respeito pela vida. Em todos os sentidos e em todos os níveis: vida humana, vida animal, vida mineral, vida vegetal. Caso contrário, será levado a desprezar-se a si mesmo e aquilo que o circunda, a não ter respeito ao ambiente em que vive, respeito pela criação.

Por isso, a primeira ecologia a ser defendida é a “ecologia humana” (cf. Bento XVI, Encíclica Caritas in Veritate, 51). Respeito à vida humana, desde a sua concepção até o seu fim natural. Senão, a defesa da vida em outros níveis será artificial, momentânea, somente enquanto convém. É preciso considerar e observar a hierarquia de valores. Ter, poder e prazer não são fins. Por isso mesmo a Igreja nos propõe os Conselhos Evangélicos: para o ter, a pobreza; para o poder, o serviço; para o prazer, a castidade.

Ser pobre não é não ter; ser pobre é ter e viver como se não tivesse, mesmo porque é possível “ser sem ter”; ser obediente não é ser subserviente, é saber que o nosso poder tem limites; ser casto não é “abrir mão” da sexualidade e, sim, colocá-la como meio e não como fim.

O mundo só melhora se melhorarmos a nós mesmos. Não há pecado social sem o pecado pessoal. Não há conversão social sem conversão pessoal. Sem conversão pessoal não há reforma na sociedade e, muito menos, na Igreja. É o que nos propõe o espírito da Quaresma, como um longo retiro, tempo de mudança e de conversão. Escutar a voz de Deus que nos convida: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc. 1,15).

A terra é a morada dos filhos de Deus. No entanto, o nosso planeta está tão maltratado por aqueles que deveriam ser os seus defensores: os homens. Depredamos o jardim e fizemos dele um deserto, árido, superaquecido, com mudanças climáticas incontroláveis. Mas ainda é tempo de recuperar alguma coisa, de consertar os estragos feitos pela mão humana.

E, novamente o Papa nos exorta e nos lembra que “cuidar do meio ambiente é um imperativo que nasce da consciência de que Deus confia a sua criação ao homem, não para que este exerça sobre ela um domínio arbitrário, mas que a conserve e cuide como um filho cuida da herança de seu pai”.

Dom Paulo Sérgio Machado

Última atualização (Sex, 08 de Abril de 2011 15:30)

Rating: 2.8/5 (36 votos)

olá visitantes do meu novo site !!!

eu sou o vocacionado da diocese de são carlos -sp

sou eu quem mando os e-mail

vcs podem mandar o seu e-mail

que um da equipe  vai responder seu e-mail ..ok